Existem muitas pesquisas e livros que podem ajudar os pais a criar filhos emocionalmente fortes e a desenvolver a resiliência. Selecionamos três obras que serão de grande auxílio nessa grande empreitada que é educar os filhos para a vida. Boa leitura
Educação valente: Um guia de inspiração budista para formar crianças com resiliência emocional, de Krissy Pozatek (Editora Lúcida Letra)
A autora, que é terapeuta e assistente social, usa a sua experiência de trabalho para sugerir aos pais maneiras de evitar a superproteção ou buscar a todo custo proteger os filhos do sofrimento. E no lugar disso, estimular os pequenos a serem corajosos e verem nas dificuldades uma fonte de aprendizado. Cheio de exemplos reais, é uma obra para pais com com filhos de qualquer idade.
Inteligência Emocional e a arte de educar nossos filhos, de Joan DeClaire e John Gottman (Editora Objetiva)
O livro é de 1997, mas continua atual e importante. Por meio de casos reais, o autor mostra o quanto os pais no dia a dia podem “deseducar” seus filhos ao afastá-los da vivência de suas próprias emoções. O livro propõe cinco passos indispensáveis para a formação de um preparador emocional capaz de conduzir melhor a educação de crianças e torná-las fortes e resilientes.
Vavá e Popó descobrem a resiliência de Miriam Rodrigues (Editora Sinopsys)
Depois de descobrir o que é resiliência, Vavá e Popó, duas crianças muito curiosas, começam a aplicar a capacidade de superação em situações difíceis em suas aventuras e brincadeiras do dia a dia. Este é o sexto livro da Coleção Psicologia Positiva para Crianças e pode ser uma ótima e divertida oportunidade de aprender junto com seus filhos.
Fontes:
https://escoladainteligencia.com.br/inteligencia-emocional-na-educacao-dos-filhos-2/