1. TESTE: SEU FILHO É EMOCIONALMENTE FORTE?
  • TESTE: SEU FILHO É EMOCIONALMENTE FORTE?

    Muitas vezes, como pais, podemos errar ao definir certas qualidades emocionais de nossos filhos. Na verdade, o que identificamos como força pode ser, ao contrário, os pontos fracos. No teste a seguir, propomos sete perguntas que irão ajudar você a identificar se seu filho é realmente forte e onde ele precisa de ajuda.

    Reconhece as emoções?

    Seu filho sabe como reconhecer e expressar emoções? “As pessoas emocionalmente inteligentes sabem exatamente quando se sentem ‘frustradas’, ‘ansiosas’ ou ‘irritadas’”, diz Travis Badberry, autor da Emotional Intelligence 2.0.

    Como vai o círculo de amizades?

    De acordo com o mesmo autor americano, não importa se as crianças são introvertidas ou extrovertidas: pessoas emocionalmente fortes são capazes de construir bons relacionamentos e desenvolver empatia.

    É flexível?

    Flexibilidade e capacidade de adaptação a situações de possível estresse são características marcantes de crianças resilientes. Se o seu filho aceita mudanças facilmente, como uma nova escola ou um novo endereço, saiba que isso é um bom sinal.

    E a auto-estima?

    A inteligência emocional está intimamente relacionada com o conceito que temos de nós mesmos. O seu filho está seguro de si mesmo? Como ele reage a um comentário ou piada? Observe esse comportamento para entender como está a auto-estima da criança.

    Ele desiste facilmente?

    O comportamento que seu filho tem em relação às dificuldades diárias, dá boas pistas sobre a força emocional de seu filho. Ele tem dificuldade em aceitar uma nova opção depois que algo não deu certo? Como reage, por exemplo, ao ter de refazer as tarefas escolares porque elas não pareciam tão boas? Ele fica frustrado ou desiste facilmente de algo todas as vezes em que precisa colocar mais esforços para alcançar um objetivo? Esses comportamentos podem ser sintomas que é preciso trabalhar mais sua inteligência emocional.

    É criativo?

    A criatividade é uma qualidade que torna possível os processos de adaptação. Note que esta qualidade não reside apenas na imaginação ou nas habilidades manuais de seu filho, mas também na capacidade que ele tem de encontrar soluções, propor novas idéias e se expressar. É essa mesma criatividade que permitirá que ele se adapte às mudanças do futuro.

    Sabe se comunicar?

    Crianças emocionalmente inteligentes, em geral, expressam com mais facilidade seus sentimentos e comunicar-se com os outros. O escritor Shapiro Lawrence explica, em seu livro A inteligência emocional das crianças, que os pais podem ajudar a desenvolver esta habilidade em casa ao dedicar tempo para conversar com os filhos.

    Resultados

    Se você respondeu com um “Sim” pelo menos 5 das 7 questões do nosso teste, parabéns! Seu filho está crescendo como uma criança emocionalmente forte. Se você respondeu “Sim” para 3 ou 4 respostas, não se preocupe. Você chegou a tempo de reforçar algumas das qualidades necessárias para promover a resiliência em seu filho.

    Se todas as respostas foram negativas ou apenas 1 ou 2 afirmativas, convidamos você a informar-se mais sobre o assunto e consultar especialistas que podem ajudar a trabalhar na inteligência emocional do seu filho. Muitas pesquisas apontam a inteligência emocional como um atributo único que destaca os melhores do grupo. Segundo Travis Bradberry, autor do livro Inteligência Emocional 2.0. Você Sabe Usar a Sua?, 90% dos funcionários com o melhor desempenho são emocionalmente mais fortes. Então, se você quer que seu filho se destaque no futuro, ajude-o a fortalecer suas emoções a partir de agora.

    Fontes:

    https://eresmama.com/9-caracteristicas-ninos-resilientes/

    https://www.infobae.com/opinion/2017/12/08/creatividad-y-resiliencia-un-binomio-inseparable/

    https://www.elobservador.com.uy/diez-senales-saber-si-has-inteligencia-emocional-n1049846

    https://www.linkedin.com/in/travisbradberry/

    https://web.teaediciones.com/MSCEIT--Test-de-Inteligencia-Emocional-Mayer-Salovey-Caruso.aspx

    https://www.guiadelnino.com/educacion/consejos-de-educacion/10-tests-sencillos-para-evaluar-al-nino

    http://www.holista.es/spip/IMG/pdf/INTELIGENCIA_EMOCIONAL_DE_LOS_NINOS.pdf