1. DEZ DICAS PARA FORTALECER AS EMOÇÕES DAS CRIANÇAS
  • DEZ DICAS PARA FORTALECER AS EMOÇÕES DAS CRIANÇAS

    A formação de pessoas bem sucedidas requer hábitos e práticas que começam ainda na infância. Vários autores apontam a importância da relação e da capacidade de comunicação entre pais e filhos como alguns dos elementos determinantes no desenvolvimento emocional das crianças. A seguir, 10 dicas para ajudar seu filho a lidar com as emoções:
     

    1. Incentive a prática de esportes

      Além dos aspectos psicológicos, o desenvolvimento emocional de seus filhos inclui também os físicos. Por isso é tão importante estimular as crianças a prática esportiva. É fundamental escolher uma modalidade que eles gostem e que seja compatível com a idade.
       

    2. Ensine-os a olhar para o outro

      Um aspecto fundamental para fortalecer emocionalmente seus filhos é ensiná-los a ser empáticos e a valorizar os relacionamentos. De acordo com a Associação Americana de Psicologia (APA), interagir com outros é o que dá suporte social e os torna resilientes.
       

    3. Estimule a independência

      Este é um dos valores que mais ajuda a torná-los fortes. É importante dar apoio em suas tarefas, mas é fundamental também mostrar que eles podem fazer aquilo sozinhos. Estimule a autoconfiança, assim eles se sentirão seguros frente a qualquer obstáculo que a vida apresentar.
       

    4. Expressar os sentimentos

      Falar livremente sobre o que pensam ou sentem é fator fundamental para desenvolver a inteligência emocional. Psicólogos e pedagogos explicam que a casa é o lugar onde as discussões, tanto de idéias quanto de emoções, seja promovida com tolerância.
       

    5. Impor limites

      As normas e figuras de autoridade são essenciais na vida das pessoas bem-sucedidas. Por meio delas, as crianças podem aprender disciplina. Profissionais da área de educação afirmam que os filhos em cujas casas há um sistema bem estruturado de regras de comportamento são mais propensos a alcançar sucesso do que aqueles que não sabem o que deve ou não fazer.
       

    6. Ensine-os a reconhecer as emoções básicas

      Especialistas em desenvolvimento infantil recomendam ensinar as crianças a identificar emoções como alegria, tristeza, raiva ou ansiedade. Desta forma, aprenderão a se reconhecer pelo que sentem e a identificar as reações provocadas por diferentes situações. Isso traz autoconhecimento.

      Uma maneira divertida de colocar este ponto em prática é por meio do jogo de papéis. Brincando os pequenos podem se divertir e desenvolver empatia, as emoções e a imaginação. Além disso, eles aprendem a criar e respeitar as regras ao mudar de papel.
       

    7. Ajude-os a criar rotinas diárias

      A rotina é o que dá segurança para as crianças, explicam os especialistas da APA. Ensinar os passos para se ter uma estrutura ao longo do dia pode ajudá-los a ser pessoas planejadas, com objetivos claros e emocionalmente estáveis.
       

    8. Mostre o valor de cuidar da saúde

      Por meio dos exemplos as crianças aprendem mais do que por palavras. Por isso, é fundamental adotar hábitos saudáveis - como uma dieta equilibrada, uma rotina de exercícios físicos, horas adequadas de sono dormir e ter tempo para o lazer - para que eles entendam o quanto é importante cuidar da saúde. Uma pessoa saudável sabe lidar melhor os conflitos e as próprias emoções.
       

    9. Estimule o autoconhecimento

      É importante que seus filhos se conheçam e saibam identificar a própria personalidade e que sentem. Todo acontecimento em suas vidas é uma oportunidade de auto-descoberta. Convide-os a sempre a refletir sobre suas ações e a entrar em contato com o que estão sentindo naquele momento.
       

    10. Aprender com os erros

      Os erros são parte da vida e da evolução de cada um. Demonstre ao seu filho que não há problema em errar e que isso traz aprendizado. Frustração e tristeza fazem parte deste processo e que isso acontece com todas as pessoas. Mostre a ele que lidar com essas questões é parte de sua inteligência emocional.

    Fontes:

    www.educapeques.com

    http://www.apa.org/centrodeapoyo/guia.aspx

    https://lamenteesmaravillosa.com/diez-reglas-para-educar-a-los-ninos-en-inteligencia-emocional/