1. Nexcare
  2. Dicas e Kits
  3. CONHEÇA COMO COBRIR FERIDAS EM PELE SENSÍVEL
  • CONHEÇA COMO COBRIR FERIDAS EM PELE SENSÍVEL


    • A pele sensível deve ter cuidados especiais em todos os aspectos, por isso é fundamental contar com produtos especiais para tratá-la.

      Crianças e idosos estão frequentemente expostos a acidentes e os cuidados com suas feridas devem ser especiais, pois são peles sensíveis. Queimaduras, arranhões, cortes e, em geral, ferimentos leves são muito comuns nesses integrantes da família.

      Embora seja importante prestar atenção quando adultos mais velhos ou crianças sofrem esses pequenos acidentes, também é fundamental se acalmar quando esses eventos ocorrem, pois assim quem sofreu as lesões também se sentirá mais calmo e poderá se recuperar mais rápido e melhor continuar com sua rotina.

      A seguir, está um passo a passo básico sobre como tratar e cobrir essas pequenas feridas em casa. Lembre-se que, se você considerar que a ferida é grave, é aconselhável ir a um serviço de emergência ou consultar um médico domiciliar.

      Estes são os cuidados que devem ser seguidos no caso de um ferimento leve:

      • Limpe a ferida

      No início, pode ser um momento doloroso para a pessoa ferida. Por isso, como já mencionamos, é importante que quem está encarregado de atendê-lo transmita tranquilidade e confiança. Para limpar a ferida e a área em que foi apresentada, é aconselhável usar água potável e sabão, esses dois elementos, além de serem muito fáceis de obter, garantem a limpeza da região ferida evitando assim que o pó ou partículas de sujeira que estiverem próximas à ferida desapareçam e façam não causar problemas como infecções. É importante que essa limpeza seja feita com cuidado, sem causar danos adicionais à ferida.

      • Verifique se não há resíduos dentro da ferida

      Esta é uma recomendação que deve ser levada em consideração principalmente quando se trata de arranhões causados por quedas (são frequentes nos joelhos e cotovelos), pois às vezes esses acidentes ocorrem em superfícies com presença de poeira, sujeira ou pedras e talvez alguns destes elementos fiquem dentro da ferida. Assim, uma vez que a ferida tenha sido lavada com água e sabão, uma verificação visual deve ser feita para evitar que esses corpos estranhos causem problemas posteriormente.

      • Cubra a ferida com um produto especial para esse tipo de pele sensível.

      Uma vez que a ferida esteja limpa, desinfetada e livre de qualquer corpo estranho, é importante protege-la, para isso pode ser usada uma fita especial que não causa dor ao ser removida, como a Fita Remoção Sem Dor criada pela Nexcare® cobri-la com uma fita especial que seja flexível e permita a transpiração da pele. Por se tratar de pessoas com pele sensível, é aconselhável o uso de uma fita recomendada para essa condição, como a Sensitive Skin Low Trauma Tape, criada pela Nexcare® que, além de ser hipoalergênica, não causa dor ao ser removida. Lembre-se de que fazer o curativo com uso destecobrir as feridas com esse tipo de fita evita que as feridas sejam contaminadas com agentes externos.

      Siga estes passos para cuidar de feridas em crianças e idosos. Lembre-se sempre de estar atento aos sinais de alerta e de cuidar da evolução das feridas. Tenha sempre itens à mão para cuidar dos ferimentos de toda a família e esteja pronto para acidentes menores.