Tão ou mais importante do que solucionar problemas de matemática na escola, é ter a capacidade de afrontar e resolver as questões que a vida irá impor ao seu filho. Para ajudá-lo a tornar-se forte e preparado para as adversidades, é preciso oferecer ferramentas para que ele consiga lidar bem com as situações difíceis. Por mais duro que possa parecer, é preciso também deixar que eles vivam as dificuldades ainda na infância, portanto, tente controlar a necessidade de protegê-los.
A seguir, cinco maneiras de ajudar seu filho a ser resistente e mais preparado para a vida. Mas, vale lembrar, que as crianças aprendem mais observando seus atos do que com as suas palavras. Por isso, seu exemplo é essencial. Que tal pensar em colocar essas dicas em prática na sua vida?
Incentive-os a tomar decisões
Uma boa maneira de desenvolver a autoconfiança das crianças é estimulá-los a tomar decisões. Assim, eles se sentem capazes de lidar com situações complicadas e enfrentar as adversidades no futuro. Psicólogos e pedagogos sugerem que os pais dêem oportunidade para que eles decidam ou tenham iniciativas nos assuntos do dia-a-dia.
Ensine-os a valorizar os relacionamentos
Estudos mundiais sobre a resiliência mostram que as pessoas são emocionalmente mais fortes quando possuem uma boa rede de apoio formada por amigos e familiares e a qual podem recorrer em tempos de crise. É fundamental que você, por meio de conversas e exemplos, ensine seus filhos a importância de relacionar-se com os outros.
Por eso, es muy importante que desarrolles una buena comunicación con tus hijos y que les enseñes a relacionarse con otros de forma efectiva.
Oriente-os para regular suas emoções
Um dos segredos para uma criança ter um desenvolvimento emocional saudável é ensiná-la a gerenciar e a conhecer suas emoções. Saber controlar os impulsos é fundamental para que seu filho possa permanecer calmo, mesmo que tudo ao seu redor esteja ruindo.
Especialistas sugerem que os pais ensinem, além de saber identificar o que sentem - se é raiva, frustração ou tristeza, por exemplo - técnicas de autocontrole, como a respiração profunda. A idéia é que eles aprendam a aceitar e entender seus estados emocionais.
Mostre-lhes como ser pessoas grata
Um estudo sobre a resiliência psicológica realizado entre os membros do Exército dos Estados Unidos e publicado no Journal of Psychiatric Research, mostrou que as pessoas gratas, altruístas e com foco, são mais hábeis a adaptar-se às mudanças.
Ensine-os a serem otimistas
Uma criança que tem uma visão negativa e pessimista da vida terá mais dificuldades em superar as dificuldades. Ensine-lhe que o fracasso é uma parte natural da aprendizagem e o quanto os momentos de crise podem significar novas e boas oportunidades.
Recuerda que tu ejemplo es imprescindible para que tu hijo triunfe sobre las pruebas del mañana. Comienza por ti. Pon en práctica estos consejos y así enséñale a ser más resiliente.
Fontes:
https://www.educapeques.com/escuela-de-padres/desarrollar-resiliencia-ninos.html
https://www.nytimes.com/es/2017/07/31/resiliencia-adad-avanzada/
https://www.hbr.es/estr-s/100/la-resiliencia-trata-de-c-mo-recuperarse-no-de-c-mo-aguantar
Las leyes naturales del niño. Celine Alvarez. Editorial Aguilar.
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022395616305441