1. Nexcare
  2. Dicas e Kits
  3. COMO CUIDAR DE UMA FERIDA EM CASA
  • COMO CUIDAR DE UMA FERIDA EM CASA


    •  

      Siga estas recomendações para cuidar de feridas em casa que requerem mudanças frequentes de curativo e gaze.

      • Lave muito bem as mãos antes de tocar na ferida

      É muito importante que a pessoa responsável pelo tratamento da ferida, fazendo curativos ou trocando gaze ou curativo, lave muito bem as mãos com água e sabão. As feridas abertas são muito mais vulneráveis e você evitará contaminá-las com bactérias que causam infecções. Se você tiver gel antibacteriano, pode usá-lo para complementar a lavagem das mãos. Recomenda-se também lavar as mãos ao terminar de tratar a ferida, desta forma as pessoas ao redor do paciente também ficam protegidas.

      • Prepare todos os itens de que você vai precisar (tesoura, gaze, etc.)

      Preparar os elementos que serão utilizados para fazer curativo das feridas é fundamental, pois garante que o curativo ou a troca de gazes e fitas será rápida e a ferida não ficará exposta por muito tempo. Se precisar de tesouras, lembre-se sempre que elas devem ser utilizadas exclusivamente para o tratamento de feridas e devem ser mantidas em local limpo e seco. No caso da gaze, é fundamental usar sempre gaze estéril e retirá-la diretamente da embalagem para garantir que não seja contaminada por agentes externos que possam causar infecções nas feridas.

      • Remova cuidadosamente a fita atual

      Se a ferida for coberta por gaze e fita, você deve remover a fita com muito cuidado para não causar ferimentos perto da ferida. Realizar este procedimento bruscamente pode causar a reabertura de uma ferida fechada, portanto, remova a fita lentamente e com movimentos suaves.

      • Limpe a ferida

      Na maioria dos casos, quando a gaze cobrindo um ferimento precisa ser substituída, a limpeza também é necessária. Em caso afirmativo, use apenas a substância recomendada pelo médico, isso irá garantir que você está contribuindo para a sanitização e cicatrização da ferida e prevenir infecções futuras.

      • Substitua o curativo sempre com fitas microporosas

      Assim que a ferida estiver limpa e a gaze que a cobre for recolocada, lembre-se de usar fitas microporosas para fixar os curativos. Esses tipos de fitas, como Micropore ™, permitem que a pele transpire. Além disso, é hipoalergênico minimizando a possibilidade de surgimento de alergias. Micropore ™ está disponível em diferentes larguras, então escolha aquele que melhor se adapta a você e use-o com a tranquilidade que apenas um produto Nexcare® pode dar.