1. 7 DICAS PARA DESENVOLVER A RESILIÊNCIA EM SEUS FILHOS
  • 7 DICAS PARA DESENVOLVER A RESILIÊNCIA EM SEUS FILHOS

    A resiliência é a capacidade de superar mudanças e reagir às adversidades da vida. Você que é mãe ou pai sabe exatamente a importância - e certamente deseja - desta característica na personalidade do seu filho. Saiba que você pode ajudar e muito a desenvolver a resiliência nos pequenos. Seu apoio é essencial para ajudá-los a crescer emocionalmente fortes. As dicas a seguir darão um auxílio extra nesta tarefa
     

    1. Dê o exemplo

      Já é sabido que as crianças aprendem muito mais observando o comportamento dos pais do que por palavras. Um bom exemplo, é como segurar os talheres, ação que eles aprenderam apenas de olhar os pais. Portanto, criar filhos resilientes dependerá muito mais da capacidade dos pais serem resilientes.
       

    2. Aposte no diálogo

      Sua amizade e presença são essenciais para ensinar seus filhos a enfrentarem situações difíceis. É importante criar um ambiente de segurança e confiança para eles. Comece por valorizar os fortes laços familiares e abrir espaços para a conversa, mas lembre-se: aprender a escutar seu filho com atenção e acolher é mais importante do que falar.
       

    3. Regras claras

      Regras e limites são essenciais durante o estágio da infância para desenvolver crianças seguras. É por isso que, ao estabelecer limites para seus filhos, você ensina que eles não podem ter tudo e isso irá ajudá-los a formar uma visão mais clara para enfrentar as regras que encontrarão em outros lugares, como a escola. Dizer não é também um ato de amor.
       

    4. Rotina diária

      Segundo a Associação Americana de Psicologia, estimular as crianças a estabelecer e a seguir uma rotina diária é uma maneira indireta e muito potente de mostrar que eles estão cumprindo seus objetivos - e o quanto isso é bom!
       

    5. Viva a independência

      Embora, como toda mãe ou todo pai, você gostaria de ter superpoderes para resolver as situações difíceis que seus filhos enfrentam, mas isso não é o melhor caminho para desenvolver a autonomia e a resiliência. Procure incentiva-los a serem independentes: que tomem pequenas decisões para resolver conflitos em sua rotina diária.
       

    6. Ensine-os a estabelecer metas

      Um aspecto fundamental para o desenvolvimento da resiliência em crianças é torná-las conscientes de suas conquistas. Tenha em consideração suas habilidades: ao definir metas muito difíceis, você pode criar um sentimento de frustração.

      Os especialistas sugerem ensiná-los a dar pequenos passos para realizar tarefas simples e, assim, incentivá-los a enfrentar aos poucos os desafios mais complexos. Use cada situação cotidiana para ensinar-lhes. Uma das melhores maneiras de construir resiliência é aproveite a experiência do dia a dia, por mais banais que elas possam parecer, para ensinar-lhes esse conceito.

      A mudança para uma nova casa ou escola, por exemplo, são situações difíceis, mas também ótimas ocasiões para mostrar aos pequenos essas mudanças de outra perspectiva e que toda transformação também traz novas oportunidades.

    Fontes:

    American Psychological Association

    https://www.educapeques.com/escuela-de-padres/que-es-y-como-desarrollar-la-resilencia-en-los-ninos.html#e65AbeDkE34Xddpe.99

    https://www.jeymifebles.net/7-pasos-para-fomentar-la-resiliencia-en-los-ninos/

    https://www.etapainfantil.com/author/jennifer