O efeito benéfico dos exercícios físicos não se restringe à saúde do corpo. As atividades esportivas trazem também muitas habilidades emocionais e psicológicas, capazes de tornar as pessoas mais confiantes, resilientes e preparadas para enfrentar as adversidades da vida. Conheça cinco modalidades que podem ajudar seu filho.
Futebol
O futebol, assim como a maioria dos esportes praticados em equipe, são ideais para promover a resiliência em crianças, uma vez que o sucesso só vem com o apoio de outros e o trabalho coletivo. Ter redes de suporte é um elemento importante para construir a resiliência, dizem os especialistas em educação infantil.
Natação
Já os esportes individuais, como a natação, são perfeitos para dar a noção às crianças da responsabilidade que elas devem ter por suas ações e a importância de dar o melhor de si naquilo que fazem.
Além disso, quando os pequenos praticam estes esportes de forma competitiva, têm a oportunidade de aprender com suas vitórias e fracassos. Há muitas lições em uma derrota, como perceber que na vida nem tudo acontece conforme o esperado, o quanto ainda é preciso empenhar-se para ser vitorioso e que ganhar muitas vezes não é o mais importante.
Ginástica rítmica
É uma das atividades que mais exige disciplina e dedicação.
Especialistas explicam que ela é perfeita para desenvolver o compromisso com as próprias escolhas e perceber que alguns resultados aparecem de maneira progressiva e de acordo com o próprio empenho.
Artes marciais
As artes marciais vinda do Oriente desenvolvem a auto-estima, autoconfiança, o senso de justiça, coletivo, respeito e equilíbrio das emoções. Embora o nome seja luta, não há nada de violento na essência dessas práticas, aliás, ao contrário. Ao se deparar com um adversário, a criança deve enfrentá-lo com respeito e confiança.
Tênis
É uma prática bastante completa, pois pode ser jogado individualmente ou em dupla. Além de preparo físico e treino, o tênis exige muita concentração do jogador, o que é fundamental para que a criança desenvolva a capacidade de controlar suas emoções e tranquilizar sua mente enquanto está em jogo. E este é um exercício que serve para todos os momentos da vida.
Fontes:
Atividades recreativas para a promoção da resiliência: uma experiência além da sala de aula
https://www.guiainfantil.com/tenis-para-ninos.htm
https://psicobarri.wordpress.com/superacion-a-traves-de-las-artes-marciales/
https://www.guiainfantil.com/1493/gimnasia-ritmica-infantil.html