Ninguém quer uma infecção na sua ferida, não é? Além do incômodo, é possível agravar a lesão, provocando outros problemas de saúde. Por isso, é fundamental o cuidado adequado e sua prevenção.
A importância de proteger uma ferida está em evitar que germes exteriores, presentes no ar, pó e na água, entrem na lesão. Dessa forma, é preciso escolher uma barreira com boa cobertura e, se possível, impermeável.
Outro ponto que precisa ser considerado é que a proteção não acaba na primeira limpeza e no primeiro curativo, já que as barreiras também têm um período de vida útil.
Quantas vezes devo trocar meu curativo?
Você deve levar em conta dois fatores: o primeiro é a cicatrização da ferida, dependendo do seu tamanho, pode tomar um tempo diferente para sarar. Por isso, é importante observá-la a cada período até que esteja completamente fechada.
O seguinte passo é saber quanto tempo dura a barreira que você escolheu. Com isso, você consegue estimar em quanto tempo deverá trocar o curativo.
Como conferir a ferida sem machucar ou estragar a proteção?
Tegaderm™ da Nexcare®️ é uma das melhores opções para a proteção e cuidado de feridas, pois além de oferecer uma aderência 360º, é transparente, o que permite ver a evolução da cicatrização e avaliar quando é hora de remover ou trocar.
Pode permanecer aderido por até 7 dias, proporcionando a tranquilidade de proteger até em situações de muita umidade, como durante o banho.
Aprenda a remover e trocar seu Tegaderm™!
Quando devo consultar um médico?
Fonte: medlineplus.com